sábado, setembro 09, 2006

SUGESTÕES DA HELENA

Na Agenda da nossa próxima Reunião, no ponto 3. Preparação do 2º Workshop
“ Território e Novas Competências” para 27 de Outubro, sugere que façamos uma leitura do PNODT que julgo que será o mesmo que PNPOT.

Ora, este documento está em discussão pública até 31 de Outubro e talvez fosse interessante a Rede ou as PD das várias regiões fizessem uma leitura de alguns pontos do Programa de Acção do PNPOT, a saber:

-Pág. 3 – 24 Problemas para o Ordenamento do Território
- Pág.ªs 10 e 11 – Objectivos estratégicos
- Pág 26 à 32 – Objectivo estratégico 2 – Reforçar a competitividade territoril de Portugal e a sua integração nos espaços ibérico, europeu e global, dado que nos objectivos específicos (os pontos 3 e 4 ) poderão ser muito interessantes para as respectivas PD.
Pág. 39-43-47 – Objectivo estratégico 4, fala da promoção da coesão social ( ponto 4.4. desenvolver programas que favoreçam a integração social e urbana dos grupos socais mais vulneráveis face à pobreza e à exclusão social).
Pág. 50 – Objectivo estratégico 5 refere-se à Internet e às TIC
Pág. 56 – Objectivo estratégico 6, ponto 6.3. e 6.4. referem-se à participação cívica e institucional nos processos de planeamento e desenvolvimento territorial.

No Relatório do PNPOT- Pág. 77, o Ponto 3. AS REGIÕES E ORIENTAÇÕES ESTRATÉGICAS , refere-se às várias regiões Região Norte, Região Centro, Beira Litoral, etc…).

Para visualizar estes Documentos ver: www.territorioportugal.pt e para participar na discussão pública poder-se-à fazer em conjunto ou individualmente. Para isso há uma ficha on-line ou em PDF no referido site.

Se não for possível participarmos na discussão pública é sempre muito útil fazer a leitura dos documentos para que o próximo workshop seja mais interessante e conclusivo.

Uma outra sugestão:

Em www.dijon.iufm.fr podemos encontrar 2 Notas de leitura sobre Guy Le Boterf e sobre a noção de competência que são muito interessantes.